quarta-feira, 15 de julho de 2009

“O Projeto Político – Pedagógico é um instrumento gerador de qualidade na escola?”

O Projeto Político Pedagógico é um documento que cada instituição escolar tem o direito e o dever de construir. Ele serve como um direcionamento para que a escola mantenha seus objetivos em foco e/ou alcance novos horizontes. É um instrumento de reflexão e investigação. Por meio, dele é possível analisar os degraus de crescimento da instituição, pois contém toda a sua história de ideais. Partindo destes conhecimentos, analisaremos por meio deste ensaio temático se o Projeto Político Pedagógico - PPP é ou não uma ferramenta eficaz de aperfeiçoamento do trabalho da escola.
Segundo o texto, Indicadores da qualidade na educação da revista Gestão em Rede de 2004, “... Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na busca da qualidade da educação”. Uma escola que se propõe a ser uma instituição de qualidade deve, portanto, encarar a realidade processual e contínua que está envolvida. A revista em questão cita algumas dimensões e indicadores que podem sinalizar pontos relevantes do contexto escolar. Neste ensaio, trabalharemos somente com três das sete dimensões apresentadas: ambiente educativo, prática pedagógica e avaliação.
Avaliar a maneira como o PPP tem sido construído e quais dimensões são contempladas é essencial para se entender os ideais de uma escola e o quanto a qualidade tem valor para a instituição. Este tema torna-se relevante a partir do momento que se verifica o pouco caso que algumas instituições fazem do Projeto. Não reconhecem sua devida importância, o executam apenas por obrigação e não geram conscientização na comunidade. Será que este documento deve ser visto apenas como mais uma burocracia? Ou ele realmente traz consigo uma relevância social?
O PPP é um grande desafio para a maioria dos gestores educacionais, pois ele é exigente: necessita de tempo, dedicação e compromisso. É essencial que todos: gestores, docentes, alunos, colaboradores da parte administrativa e organizacional e comunidade participem na construção deste. É um trabalho coletivo e democrático, não autoritário. Mas apesar de exigente ele é totalmente possível, sendo considerado como o coração da escola, aquele que impulsiona, dá vida e claro, aperfeiçoa diretamente o trabalho desenvolvido pela escola.
O Projeto depende de todos os envolvidos com a instituição escolar. Uma escola que investe no ambiente educativo, promovendo amizade, alegria, respeito às diferenças e disciplina, favorece a auto-estima de seus integrantes e conseqüentemente uma maior participação. Pois quem é que não gosta de estar em um local que lhe deixa bem? E participação gera cidadãos mais conscientes, que por sua vez gera qualidade no ensino. A Prática Pedagógica pode também, ser um ponto de partida na reflexão do PPP. Pois é nela que encontramos o indicador: proposta pedagógica definida e conhecida por todos. Segundo Veiga, “A reorganização da escola deverá ser buscada de dentro para fora. O fulcro para a realização dessa tarefa será o empenho coletivo na construção de um Projeto Polítco - Pedagógico e isso implica fazer rupturas com o existente para avançar”. E a terceira dimensão em foco: a avaliação serve como um poderoso instrumento que verifica com certa freqüência, melhorias a serem feitas, ou idéias a serem alteradas, levando a escola a alcançar gradativamente seus objetivos.
Porém, existem riscos que impedem que o PPP se torne um instrumento eficaz de aprimoramento da instituição escolar, tais como: descaso, deixando de conduzir de maneira adequada o processo, levando a falta de foco, o que impedirá a escola de alcançar seus objetivos; ter um foco autoritário, sem promover a participação dos demais envolvidos no processo, deixando de promover a conscientização coletiva; falta de utilidade quanto à realidade envolvida; ter o PPP como um objetivo rigoroso a ser cumprindo, também, é um fator que atrapalha o seu bom desenvolvimento.
A construção das idéias do Projeto, as ações tomadas, as avaliações, seus resultados, a participação de todos os envolvidos no processo e a relevância quanto ao contexto em que a escola está inserida, precisam estar entrelaçados e em um movimento constante de reflexão e ação para que a instituição tenha um Projeto Político Pedagógico eficaz.
Nota-se a importância da visão dos gestores escolares. Pois, é por meio deles que o PPP pode ou não ser eficaz. Tudo depende da maneira como eles escolhem agir. Se democraticamente ou autoritariamente, se coletivamente ou individualmente, se procura avaliar progressivamente os resultados ou prefere deixar o documento na inércia. Tudo é uma questão de visão de mundo.

Jessica

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