sexta-feira, 22 de maio de 2009

A influência da estrutura física na aprendizagem de crianças (Reflexão)

Ao ler os “Padrões de Infra-estrutura para o espaço destinado à educação infantil”, fica claro que o gestor deve ter um olhar ampliado sobre o significado do espaço. Pois, a estrutura física na educação infantil deve promover aventuras, descobertas, criatividade, desafios e APRENDIZAGEM.
O gestor deve entender que qualidade envolve, também, o ambiente construído. Como uma criança desenvolverá sua coordenação motora ampla se não há espaços onde ela tenha a oportunidade de estar ao ar livre, correr, pular, subir, descer? Como aprenderá sobre o Meio Ambiente se sua visão de mundo está restrita a sua sala de aula? Como fará descobertas se não há espaço para investigar? Como entenderá o diferente/as diversidades se tudo o que vê é igual todos os dias? Como aprenderá se o ambiente em que está inserida não lhe oferece segurança?
A criança necessita desenvolver-se integralmente: física, psicológica, intelectual e social. Pensando assim, o gestor deve buscar juntamente com a participação dos professores, alunos, pais, funcionários e toda a comunidade, meios de aplicar esta realidade na escola.


"A valorização dos espaços de recreação e vivência vai incrementar a interação das crianças, a partir do desenvolvimento de jogos, brincadeiras e atividades coletivas, além de propiciar uma leitura do mundo com base no conhecimento do meio ambiente imediato. O próprio reconhecimento da criança de seu corpo (suas proporções, possibilidades e movimento) poderá ser refinado pela relação com o mundo exterior. A interação com o ambiente natural estimula a curiosidade e a criatividade".(p.25 e 26)


A participação de todos é fundamental. Cada ator social pode auxiliar no aperfeiçoamento do espaço na educação infantil. Por exemplo: um (a) decorador (a) saberá bem escolher as cores certas para cada ambiente, cores calmas para lugares de concentração e cores vivas para lugares de criatividade e desenvolvimento lúdico; um (a) professor (a) saberá como e quais brinquedos devem ser inseridos neste ambiente, buscando a aprendizagem das crianças; um psicólogo saberá organizar o ambiente de maneira que cada criança de acordo com suas necessidades tenha espaço para desenvolver-se coletivamente ou individualmente; um (a) arquiteto (a) desenvolverá um banheiro que ajude a criança a exercer sua autonomia e confiança; um (a) nutricionista criará uma ambiente que estimule o prazer de comer nas crianças e assim, com a ajuda de todos a APRENDIZAGEM como o auxílio da estrutura física da escola, torna-se mais efetiva e percebida.


Referências:


BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil. Brasília : MEC,SEB, 2006.

FORNEIRO, Lina Iglesias. A organização dos espaços na educação infantil In: Zabalza, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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