domingo, 19 de abril de 2009

Um pouco da minha monografia...



O Projeto Político Pedagógico e a escola de Educação Infantil

Tomando como base o Referencial Curricular da Educação Infantil e os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil volume 2, passaremos a analisar como construir um PPP específico para a Educação Infantil.


O Referencial propõe duas naturezas de atuação: uma externa e outra interna às instituições. A atuação de natureza externa, que é a parte política, trabalha com a verificação das características sócio-culturais da comunidade em que está inserida, buscando compreender suas reais condições de vida e escolhendo os temas mais relevantes para o processo educativo. O PPP da Educação Infantil deve ser significativo e propor intervenções pedagógicas de modo a atender à diversidade existente naquela localidade.


A atuação de natureza interna, que trata da parte pedagógica, busca levar em consideração a seleção dos conteúdos em articulação com as experiências diversificadas, observando que, na Educação Infantil, os educandos podem entrar em qualquer tempo e idade. Portanto, exige-se uma maior flexibilidade quanto aos objetivos educacionais que se pretende alcançar.


Segundo o Referencial, a elaboração da proposta deve ser fruto de um trabalho coletivo e possui como aspectos relevantes: o clima institucional, a forma de gestão, a organização do espaço e do tempo, a seleção e oferta dos materiais e a parceria com as famílias. Pretende-se analisar mais detalhadamente tais aspectos, a seguir:
· o clima institucional deve ser regado de afetividade, proporcionando às crianças segurança, tranqüilidade e alegria. As crianças precisam ser escutadas, respeitadas e ajudadas. Devem-se possibilitar limites, encorajar sua curiosidade e valorizar seus esforços;
· a direção deve entender sua forma de gestão como um papel-chave, possibilitando a participação de todos, de modo que contemple a explicitação das divergências e das expectativas de crianças, pais, docentes e comunidade;
· a organização do espaço e do tempo diz respeito, especialmente, à formação continuada de todos os profissionais. Possibilitando a troca de idéias sobre a prática, estudos sobre os mais diversos temas pertinentes ao trabalho, organização e planejamento da rotina. etc.
· a seleção e oferta dos materiais inclui o espaço físico disponível para brincar, os brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários que se constituem em componentes ativos do processo educacional e refletem a concepção de educação assumida pela instituição;
· a parceria com as famílias, constitui uma oportunidade única de desenvolver a confiança mútua, devendo ser contínua, pois ajuda os alunos em seu desenvolvimento, proporcionando maior adaptação e tranqüilidade.

Nos Parâmetros, já na primeira seção que fala da qualidade das instituições de E.I., observa-se a proposta pedagógica destas instituições que devem contemplar princípios éticos, abordando a prática da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum; políticos, trabalhando a cidadania, criticidade e respeito à democracia; estéticos, estimulando a sensibilidade, criatividade, ludicidade e a diversidade de manifestações artísticas e culturais.


De acordo com os Parâmetros, as propostas devem promover práticas de cuidado e educação, trabalhando intencionalmente os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/lingüísticos e sociais. Por meio de atividades estruturadas e livres que fazem parte do contexto dos educandos, instigando a construção de conhecimento e valores.


Também, é necessária uma atenção especial à relação família X escola. As instituições precisam buscar uma interação com a família, já que a escola complementa o trabalho da família. Estas duas instâncias são parceiras no processo de construção do saber das crianças. Portanto, é de vital importância que haja um conhecimento mútuo, aberto às sugestões, reclamações e a participação. Não esquecendo que a troca de informações sobre o aluno deve ser uma constante.
Concordando com referido documento, as propostas de instituições de Educação Infantil que visam à qualidade, procuram exaltar a importância do reconhecimento da identidade pessoal dos alunos, suas famílias, professores e o contexto em que estão inseridos. Observando o respeito à: diversidade, inclusão, formação continuada dos professores e acessibilidade dos estudantes portadores de necessidades educacionais especiais.


As propostas são elaboradas com autonomia, mas devem obedecer as bases legais e seguir os princípios de participação, compromisso, contextualização, historicidade, unidade respeitando a diversidade, intencionalidade, consistência, coerência, dinamismo e organização.


Os Parâmetros também fazem menção à forma de gestão das instituições de Educação Infantil. Apontam para os seguintes caminhos:
· Tempo na escola: o período escolar da criança não deve exceder o tempo que esta passa com sua família, deve haver flexibilidade no horário de entrada e saída e o calendário escolar necessita garantir o período anual de férias para crianças e funcionários, sendo diferenciado do ensino fundamental;
· Organização das turmas: deve ser flexível, organizadas por faixas etárias, deve equilibrar tanto a quantidade de meninos e meninas quanto às características de desenvolvimento das crianças, os alunos nunca devem ficar sozinhos, a relação entre o número de crianças por turma e a quantidade de professores de E.I. deve variar de acordo com a faixa etária, o tamanho das salas devem ser proporcionais à quantidade de alunos;
· Os profissionais de gestão: possuem ou o diploma de nível médio modalidade Normal ou de nível superior pedagogia, são escolhidos de acordo com o conhecimento que possuem sobre seus direitos e deveres e com o compromisso e dedicação permanente de aperfeiçoamento profissional, procuram realizar um trabalho de qualidade na E.I., tem como foco a segurança das crianças, orientam aos serviços específicos os casos de violência infantil, organizam e participam do processo de elaboração e execução da proposta pedagógica, estimula o envolvimento de toda a comunidade, pais e profissionais da educação na elaboração e execução da proposta, divulgam constantemente decisões, regras e outros, utiliza a avaliação externa como recurso de desenvolvimento do trabalho da equipe, promove o cultivo da cordialidade, cooperação e profissionalismo entre os membros da equipe e as famílias e/ou responsáveis pelos alunos, incentivam e fornecem condições para a formação continuada de todos da equipe, respeitam e implementam decisões coletivas, realizam encontros de pais e mestres, dentre outras ações.

Autora: Jessica

Nenhum comentário:

Postar um comentário