Objeto detonador e problematização:
A vontade de estudar estes animais surgiu durante uma de nossas conversas informais em roda. Estávamos aprendendo uma nova música que fala de jacaré. As crianças começaram a falar sobre o jacaré, e o tubarão, não sei por que, também entrou na conversa. (Estava pensando sobre isto e talvez a associação do jacaré com o tubarão seja devido à boca e os dentes que são igualmente assustadores aos olhos das crianças).
Em seguida, perguntei quem gostaria de conhecer mais sobre o jacaré e o tubarão. Todas as crianças levantaram a mão. Então, fizemos uma votação para saber qual dos dois animais estudaremos. O jacaré ganhou por dois pontos de diferença. Devido a esta diferença tão pequena resolvi dar oportunidade para as crianças conhecerem os dois animais.
Certamente será uma ótima oportunidade de investigação e aprendizagem.
Justificativa :
As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes às do homem. O estudo dos animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza. A criança sai do conceito eu para conhecer o outro, o que é muito saudável. Ao estudar os animais, os alunos aprendem sua própria natureza, as particularidades do outro, o meio ambiente, a cidadania e a responsabilidade.
Perfil do grupo:
Crianças de 3 anos de idade, participativas e com grande interesse em aprender.
Objetivos Conceituais:
- comparar o jacaré e o tubarão por meio da observação, verificando semelhanças e diferenças entre os dois;
- Observar as características individuais de cada animal e de suas diferentes espécies; - ampliar o vocabulário;
- identificar os nomes dos animais estudados, por meio da memória visual;
Procedimentais:
- coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- elaborar os respectivos animais com sucatas;
- produzir trabalhos de artes;
-construir espaços de memória visual do que foi aprendido em sala, utilizando as paredes. .
Atitudinais:
- preocupar-se com a preservação dos animais;
- classificar os dois diferentes animais pelas suas características;
- socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
- apresentar atitudes de cuidado e respeito com os animais.
Áreas de estudo:
Linguagem oral e escrita; Movimento; Matemática; Natureza e sociedade; Artes visuais
Etapas:
1-Organizar as crianças em roda. Conversar sobre o nosso projeto. Pedir para cada criança trazer de casa figuras dos animais para confeccionarmos um mural em sala. Pedir para a criança fazer um pergunta sobre um dos dois animais para fazermos uma pesquisa.
2- Utilizando as figuras do mural, observar juntamente com as crianças semelhanças e diferenças entre jacarés e tubarões (tamanho, cor, hábitos e detalhes)
3- Utilizando as ilustrações do mural, pedir que as crianças reproduzam o que viram em forma de desenhos.
4- Fazer os animais de sucata (jacaré - caixa de pasta de dentes e tubarão – garrafa de refrigerante)
5-Ilustrar o texto do jacaré:
Jacaré entrou na água
passarinho se assustou!
voa,voa passarinho,
que o teu susto já passou.
Ilustrar o texto do tubarão:
“Os tubarões comem animais de qualquer tipo. Eles são muito velozes. Possuem um bom olfato, por isso, encontram seus alimentos. Eles precisam estar nadando o tempo inteiro senão afundam”.
6- responder as curiosidades das crianças, com relação as perguntas feitas anteriormente.
Avaliação: Observação do comportamento das crianças: curiosidade, interesse e retorno do conhecimento adquirido.